Suco verde (Purifica, regenera )
Ingredientes:
½ litro de água filtrada. 4 folhas de couve. (pode ser a mesma quantidade de agrião ou misturados meio a meio). Caldo de 1 limão grande ou 2 limões pequenos. ½ xíc. de açúcar mascavo 20 gotas de stévia (Stevita) Uma Pitada de ervas aromáticas como hortelã ou funcho. Modo de preparar: Bata todos os ingredientes no liquidificador durante 30 segundos. Coe em coador fino. Guarde em jarra escura.

SUCO NUTRITIVO
Ingredientes: 250ml de suco de laranja, 1/3 de cenoura crua, 1/8 de tomate fresco bem vermelho sem sementes, ¼ de maçã com casca, ¼ de polpa congelada de acerola, pedaços de 3 frutas frescas diferentes (exceto banana e abacate). Convém variar as frutas, para não enjoar do sabor. Modo de Preparo: Bater no liqüidificador, não coar e tomar em seguida. Adoçar, se desejar, com 1 col. (sobremesa) de açúcar, no máximo. Para ficar gelado, deixe as frutas na geladeira antes de utilizá-las.

SUCO CICATRIZANTE

Ingredientes:
200ml de suco de laranja lima (espremido na hora), ½ folha de couve manteiga (fresca e lavada, sem o talo). Modo de Preparo: Bata tudo no liqüidificador. Na hora de servir, não coe. Tome pela manhã, ainda em jejum, por 15 dias. Este suco é ideal para o auxílio de tratamentos de gastrites e colites.

SUCO ANTIOXIDANTE

Ingredientes: Abacaxi, ameixa preta fresca, maçã, polpa de framboesa, folhas de melissa fresca ou capim cidreira, água mineral suficiente. Modo de fazer: Bata tudo no liqüidificador, coe e beba em seguida. Tome duas vezes ao dia para ter efeito antioxidante.

INFUSÃO DE ESPECIARIAS
Ingredientes: 1 canela em pau, 1cm de gengibre, ½ fava de baunilha, 2 bagos de cardamomo, 1 anis estrelado, 2 litros de água. Modo de fazer: Coloque todos os ingredientes em uma panela e deixe reduzir pela metade. Coe e acrescente 200 ml da infusão para cada litro do suco de sua preferência (pode até ser suco de caixinha).

FRUTA OU POLPA?
A fruta in natura é a preferida, pois acredita-se que ela é muito mais saborosa e conserva uma maior quantidade de vitaminas e proteínas encontradas nos frutos. Mas há ressalvas. "Se for colhida antes da época, ela pode deixar de ter diversos nutrientes, como a vitamina C, que geralmente é a última a compor a fruta", explica a nutricionista especialista em gastronomia Andréa Esquivel. "A polpa é sempre tirada de um fruto maduro, já que as empresas querem aproveitar ao máximo o material colhido. Logo que é extraída, ela é congelada, e o congelamento preserva suas vitaminas. Portanto, se a fruta não estiver na época certa, prefira a polpa", ensina.


EXÓTICAS E SABOROSAS

PITAYA - Fruta exótica, pertencente à família das cactáceas. Tem fama de ser afrodisíaca.

SALMÃO-CLARO - Lembra a graviola, mas é um pouco mais ácido. Tem frescor e consistência leve.

ROSA-CHOQUE - Tem gosto de suco de beterraba. É bem ralinho e um pouco aguado.

JAMBO
- As melhores épocas para a colheita deste fruto são o verão e o outono.

CEREJA - Rica em glicose e minerais, tem polpa refrescante. Seu suco é delicioso, mas caro.

BLUEBERRY - Conhecida no Brasil por mirtilo, é a cereja azul dos norte-americanos.

VERMELHO - Fica bom puro ou com laranja. Tem que ser consumido logo, pois escurece.

VINHO-GRANULADO
- Combina tanto com água quanto com leite. Mas é ralo demais.

MANGOSTIM
- De origem asiática, é a "rainha das frutas tropicais". Rica em vitaminas C e E.

VERDE-CLARO - Lembra o sabor de uma goiaba verde. É também um pouco adstringente.